Logo Grande Loja Feminina de Portugal

Bem-vinda à Grande Loja Feminina de Portugal

8 de março Dia internacional da Mulher (clique para aceder)

COMUNICADO A FAVOR DA PAZ (clique para aceder)

Bem-vindas à Grande Loja Feminina de Portugal.

A Grande Loja Feminina de Portugal, também designada por GLFP, é uma Obediência Maçónica, independente e soberana. É a única Obediência feminina em Portugal e membro efectivo do CLIMAF – (Centre de Liaison International de la Maçonnerie Féminine).

De acordo com a tradição maçónica, os maçons associam-se em Lojas. A GLFP é uma federação de Lojas que se estendem de norte a sul do País e nos Açores, abrindo as suas portas a mulheres com genuína e intensa ânsia de conhecimento.

A Grande Loja Feminina de Portugal tem como lema a trilogia Liberdade, Igualdade e Fraternidade, princípios humanistas comuns a toda a Maçonaria Universal e defendidos em todas as sociedades civilizadas. Preconiza a procura constante e ilimitada da Verdade e da Justiça, no respeito pelo Outro e em total liberdade de consciência. No seu seio está vedada a formulação de dogmas ou a exigência de qualquer crença.

Assim, a Grande Loja Feminina de Portugal proporciona o caminho iniciático de procura do conhecimento a mulheres de todos os horizontes e de todas as culturas, desde que despidas de preconceitos e livres de pensamento. “Conhece-te a ti própria; desenvolve o teu ser profundo” é, pois, a condição que a Maçonaria impõe a quem verdadeiramente deseja o despertar de uma nova Luz e resume o método introspectivo praticado em Maçonaria.

A Grande Loja Feminina de Portugal rejeita qualquer acto de discriminação, ódio ou violência contra quem quer que seja, indivíduo ou grupo de indivíduos, a pretexto da sua origem, etnia, religião ou qualquer outro.

A fidelidade aos princípios maçónicos e à verdade interior individual de cada uma remete-nos, enquanto coletivo, para a escuta activa da sociedade e para a solidariedade. É assim que a poderosa força interior das maçonas da GLFP se torna visível no compromisso assumido enquanto cidadãs, mulheres de bem, íntegras, leais, solidárias e fraternas.

Toma corpo, então, o princípio de uma Maçonaria livre, numa Obediência livre, constituída por Lojas livres, e cujos membros são Mulheres livres.

Constrói-se o Futuro.

Odete Isabel

Grã Mestra da Grande Loja Feminina de Portugal

Maçonaria no Mundo

img_destaque_300x190_3
A Maçonaria moderna alicerça-se nas confrarias de artesãos existentes na Idade Média que, de certa forma, na sua estrutura e princípios, eram herdeiras de outras organizações profissionais mais antigas, nomeadamente dos ‘Collegia’ romanos.

ler mais

Um pouco de História

img_destaque_300x190_2
Se é certo que a Grande Loja Feminina de Portugal perfez dez anos no dia 29 de Março de 2007, não é menos certo que a grande e feliz aventura começou muito antes.

ler mais

Ritos e Símbolos

img_destaque_300x190_2
A simbólica designa, por um lado, o conjunto das relações e das interpretações que se referem a um símbolo; por outro lado, o conjunto dos símbolos característicos de uma tradição; por último, a arte de interpretar os símbolos.

ler mais