Logo Grande Loja Feminina de Portugal

Bem-vinda à Grande Loja Feminina de Portugal

fotoSite

A Maçonaria tem despertado, ao longo dos tempos, muita curiosidade e muita especulação.

Uns dizem ser uma sociedade secreta, outros dizem ser uma organização discreta.

Na verdade, a Maçonaria é uma Ordem iniciática, filantrópica e humanista, que desenvolve o seu trabalho no aperfeiçoamento espiritual dos seus membros, tendo como fim o aperfeiçoamento moral,  intelectual e espiritual da Humanidade.

A Maçonaria não se destina a transformar maus profanos em bons Maçons, mas antes, em receber bons profanos, que pela via iniciática se constituem Maçons e continuam o seu quotidiano pessoal, social, profissional e familiar, em todas as suas vertentes, como melhores cidadãos.

Como anteriormente foi referido, a Maçonaria é iniciática. E o que quer isso dizer?

A Maçonaria é um caminho. Um caminho interior e individual.

Pela via iniciática recebemos, vivenciamos, interiorizamos e assumimos o dever de transmitir todo o Conhecimento, que em nós possa ser acolhido.

E o que é a Maçonaria Feminina?

Contemplando tudo o que foi já referido, é um encontro de mulheres de bem, com forte sentido ético, livres e de bons costumes, que pensam por si, e que nas suas vidas, em todas as suas valências, que vão desde a profissional mais assertiva até à mãe mais carinhosa, são mulheres, inteiras no seu todo, como muitas outras mulheres que não são maçonas. Mas nós escolhemos estar aqui.

Reservam para si, o direito de serem mulheres, e como tal, de terem a sua própria perspectiva da natureza humana e do mundo, de serem femininas, sem complexos e sem preconceitos.

Afinal, nós somos tudo o que trazemos das nossas vidas, onde está contido o passado, o presente e o sonho do futuro.

 

Isabel Maria Corker

Grã-Mestre

 

 

 

Maçonaria no Mundo

img_destaque_300x190_3
A Maçonaria moderna alicerça-se nas confrarias de artesãos existentes na Idade Média que, de certa forma, na sua estrutura e princípios, eram herdeiras de outras organizações profissionais mais antigas, nomeadamente dos ‘Collegia’ romanos.

ler mais

Um pouco de História

img_destaque_300x190_2
Se é certo que a Grande Loja Feminina de Portugal perfez dez anos no dia 29 de Março de 2007, não é menos certo que a grande e feliz aventura começou muito antes.

ler mais

Ritos e Símbolos

img_destaque_300x190_2
A simbólica designa, por um lado, o conjunto das relações e das interpretações que se referem a um símbolo; por outro lado, o conjunto dos símbolos característicos de uma tradição; por último, a arte de interpretar os símbolos.

ler mais