Logo Grande Loja Feminina de Portugal

Bem-vinda à Grande Loja Feminina de Portugal

Comunicado conjunto do CLIMAF

 10 de Outubro de 2015

As Obediências Maçónicas Femininas, reunidas no âmbito do CLIMAF – Centro de Ligação Internacional da Maçonaria Feminina, reunidas em Paris, a 10 de Outubro de 2015, debruçaram-se sobre a dramática situação das mulheres migrantes.

Sujeitas a grande discriminação nos seus países de origem, as mulheres migrantes continuam a enfrentar numerosos perigos específicos da sua condição de mulher. Apesar da grande violência que agride a sua dignidade humana, continuam a dar provas de grande força e coragem na manutenção e na reconstrução da sua própria vida e dos seus.

É esta a razão pela qual  as Obediências Maçónicas Femininas, reclamam junto dos Governos, das ONG’s e de todas as organizações implicadas nesta problemática, uma atenção particular e um tratamento adequado à situação destas mulheres.

As Grandes Lojas, membros do CLIMAF, desejam associar-se às iniciativas que visem apoiar as mulheres migrantes.

Grande Loja Feminina de França
Grande Loja Feminina da Bélgica
Grande Loja Feminina de Itália
Grande Loja Feminina  da Suiça
Grande Loja Feminina de Portugal
Grande Loja Feminina da Alemanha
Grande Loja Feminina de Espanha
Grande Loja Feminina da Turquia

Maçonaria no Mundo

img_destaque_300x190_3
A Maçonaria moderna alicerça-se nas confrarias de artesãos existentes na Idade Média que, de certa forma, na sua estrutura e princípios, eram herdeiras de outras organizações profissionais mais antigas, nomeadamente dos ‘Collegia’ romanos.

ler mais

Um pouco de História

img_destaque_300x190_2
Se é certo que a Grande Loja Feminina de Portugal perfez dez anos no dia 29 de Março de 2007, não é menos certo que a grande e feliz aventura começou muito antes.

ler mais

Ritos e Símbolos

img_destaque_300x190_2
A simbólica designa, por um lado, o conjunto das relações e das interpretações que se referem a um símbolo; por outro lado, o conjunto dos símbolos característicos de uma tradição; por último, a arte de interpretar os símbolos.

ler mais