Logo Grande Loja Feminina de Portugal

Bem-vinda à Grande Loja Feminina de Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

A Maçonaria feminina em Portugal

 

A 29 de Março de 1997 nascia a Grande Loja Feminina de Portugal. Porém, as Mulheres que estiveram na origem da sua criação, começaram em 1983 a trabalhar arduamente para o seu desenvolvimento. O fruto desse labor e das que o continuaram está bem patente na existência efectiva de 22 Lojas espalhadas por todo o país e mais recentemente também no Arquipélago dos Açores.

A semente lançada à terra em 1983 frutificou e a Grande Loja Feminina de Portugal é actualmente uma Obediência reconhecida tanto na sociedade civil e em território nacional como no estrangeiro nos diversos fóruns maçónicos com os quais se relaciona, trabalhando incessantemente para que os valores da trilogia Liberdade, Igualdade e Fraternidade não sejam esquecidos nem vilipendiados.

Orgulhosas discípulas dos grandes vultos da 1ª República (Adelaide Cabete, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal, Carolina Beatriz Ângelo, Carolina Michaëlis, Maria Veleda e tantas anónimas que as secundaram e marcaram indelevelmente a sociedade do seu tempo), as maçonas da Grande Loja Feminina de Portugal, continuam a querer, a reflectir, a debater, a opinar, a intervir, a aderir a causas, a reivindicar, a marcar presença quando ela for necessária e fizer sentido, ou seja, continuam a fazer História.

E fazem-no, desde logo, como profissionais, como mães, avós, amigas, como pessoas de bem e, sobretudo, como Mulheres Livres. Pugnam, com empenho, para que a corrente invisível que as liga às suas predecessoras, nunca se quebre e as ajude a caminhar no sentido da evolução das mentalidades e da transformação social.

Não é fácil explicar por poucas palavras como é possível que, ao longo de vários séculos, os pressupostos da maçonaria continuem válidos. A maçonaria está viva, activa e voltada para o futuro, onde nada há de anacrónico.

As Mulheres que escolheram a GLFP descobriram, nos conceitos e convicções maçónicas, elevado sentido para as suas vidas e que contribuem para as ajudar a lutar por um mundo mais justo e mais fraterno, ainda que o mundo por vezes não se ajuste aos nobres ideais da liberdade e da fraternidade e menos ainda da igualdade entre todos os seres humanos.

Trabalhamos para que a Maçonaria seja um Presente com Futuro!

Rogélia Neves

Grã-Mestra da Grande Loja Feminina de Portugal

 

 

 

 

 

Maçonaria no Mundo

img_destaque_300x190_3
A Maçonaria moderna alicerça-se nas confrarias de artesãos existentes na Idade Média que, de certa forma, na sua estrutura e princípios, eram herdeiras de outras organizações profissionais mais antigas, nomeadamente dos ‘Collegia’ romanos.

ler mais

Um pouco de História

img_destaque_300x190_2
Se é certo que a Grande Loja Feminina de Portugal perfez dez anos no dia 29 de Março de 2007, não é menos certo que a grande e feliz aventura começou muito antes.

ler mais

Ritos e Símbolos

img_destaque_300x190_2
A simbólica designa, por um lado, o conjunto das relações e das interpretações que se referem a um símbolo; por outro lado, o conjunto dos símbolos característicos de uma tradição; por último, a arte de interpretar os símbolos.

ler mais